A nossa enquete O que você acha? teve uma das mais intensas participações do site. Centenas de pessoas deram a sua opinião na votação e muitos comentários enriqueceram o debate. Agora vamos analisar um pouco o que nós conseguimos neste debate.
Primeiramente, como muitos observaram, a pergunta não apresenta informações detalhadas. Para alguns a quantidade de informações não era suficiente para se chegar a uma resposta. Depois, as opções de respostas também não atenderam a muitos, muitos optaram por responder não sei, já que não tinha como responder de outra maneira.
A forma como a pergunta foi feita e as respostas foram propositais. Se a pergunta fosse mais detalhada as respostas seriam induzidas à uma opção correta. Até mesmo se houvesse a resposta "Depende" induziria muitas pessoas a escolhê-la mesmo tendo uma opinião formada, mas a presença da opção daria a alguns aquela sensação de "se esta opção está aqui é porque a pergunta tem alguma pegadinha!" Acredito que a maneira como foi feita permitiu termos uma riqueza de respostas e opiniões que não teríamos se a resposta estivesse explicitada na pergunta.
Poderia escrever um pequeno livro só analisando os comentários mas vou ser direto para não perdermos tempo.
Para analisarmos uma questão precisamos entender exatamente as palavras que estão sendo usadas nela. Muitas pessoas observaram "depende do que prosperidade significa para você". Ou seja, se o significado das palavras usadas na questão é passível de compreensões diferentes precisamos então saber o significado básico dos termos. Muitas pessoas foram ao dicionário para ver o que significa "prosperidade". Ponto para elas. Elas descobriram que a maioria dos dicionários não associa o termo com a quantidade de posses ou bens materiais. O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa define:
prosperidade s. f.
1. Qualidade ou estado do que é próspero.
2. Felicidade; ventura.
Ele também define:
próspero
(latim prosper ou prosperus, -a, -um, que vai bem, feliz)
adj.
1. Que se desenvolve bem. = feliz, florescente
2. Que favorece ou ajuda. = favorável, propício
3. Que tem bom êxito.
4. Que tem riquezas ou bens materiais. = abastado, rico
Veja que o significado associado a bens materiais vem por último (normalmente os dicionários mostram primeiro os significados mais exatos e por último os usos menos comuns dos termos).
A chave para compreender o termo prosperidade é que ela é o resultado de uma ação bem sucedida, que acaba em desenvolvimento. Como consequência pode até terminar em enriquecimento ou abundância.
Como é que nós podemos saber se a pessoa da pergunta é próspera se só o que sabemos é que ela tem um carro antigo?
Aqui nós temos que entender o caráter dinâmico da prosperidade: ela age no tempo. Esse foi um fator que não foi mencionado na pergunta de propósito (se fosse todos saberiam qual a resposta deveriam escolher). O dicionário diz que o próspero "se desenvolve bem, tem bom êxito". Alguma coisa que se desenvolve é algo que num momento está em um estado e no seguinte, fruto de uma ação bem sucedida, chega a um estado melhor.
Ou seja, você só saberá se a pessoa da pergunta é próspera se souber como ela estava ANTES para poder comparar se ela melhorou ou não (algumas pessoas chegaram a essa conclusão). Sem saber isso, ou você pressupõe que ela estava pior e melhorou (então ela é próspera), ou pressupõe que ela estava melhor e piorou (então ela não é próspera).
Infelizmente, quem olhou para a idade do carro ou para o fato de que ele se esforça para terminar o mês com as contas pagas usou do preconceito de que prosperidade implica necessariamente em abundância de bens e dinheiro.
Para você entender melhor, a pessoa em questão existe e eu entendi o que estava acontecendo com ela quando me dei conta que naquele momento eu estava vendo o resultado da bênção de Deus na vida dela. Cinco meses antes, ela tinha uma dívida de mais de R$50.000,00 com vários bancos, o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito e o seu orçamento não fechava fazendo com que as suas dívidas aumentassem todo mês.
Agora, naquele instante retratado na pergunta da enquete, as suas dívidas estavam quase todas pagas, seu orçamento fechava (ou seja, ele conseguia pagar tudo, sem deixar saldo negativo), seu nome estava limpo e o carro estava quitado, ou seja, sem prestações a pesar no orçamento.
Pois bem, esta pessoa está prosperando ou não?
Se continuar neste ritmo, as dívidas terminarão de ser pagas e ela poderá iniciar a poupança que poderá usar para comprar o carro novo. Se esta pessoa não mudar ela continuará a prosperar (conforme o dicionário: a se desenvolver, a ter bom êxito) e eventualmente, se souber investir sabiamente os recursos, poderá até enriquecer, se isso estiver em seus planos (mais sobre isso em outra oportunidade).
É por isso que eu digo que já vi pobres (pessoas com poucas posses materiais) mais prósperos que ricos (pessoas com muitas posses materiais), pois aqueles, no seu ritmo e nas suas condições, estavam continuamente melhorando, enquanto esses, apesar das sua abundância, não conseguiam ser bem-sucedidos nas coisas mais importantes da vida.
E você, baseado nesta idéia, é próspero?
Vinicios Torres
Estudos em: http://grneri.blogspot.com/
Comentários
Postar um comentário