Coletivo

"Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;" (Mateus 20:26 ARA)

Jesus falava aos 12 quando esta palavra foi dada e ela está repetida em Marcos 10 e Lucas 22. Neste momento não quero me ater ao gatilho que disparou a palavra mas a um efeito que pouco temos observado em nossos dias.

Os coletivos de coisas comuns são conhecidos: Alcatéia de lobos, Bando de aves, Cacho de bananas e uvas, Cardume de peixes, Colméia de abelhas, Frota de navios, Rebanho de ovelhas e assim por diante. Fiquei a pensar que Igreja deveria ser coletivo de algumas coisas e este versículo me levou a meditar que deveríamos ser conhecidos como grupo de servos, buscando incansavelmente servir uns aos outros. Portanto, poderíamos dizer que num certo sentido igreja é coletivo de servos.

Hoje até a palavra servir está um pouco desgastada, mas não é culpa do evangelho. Jesus sempre falou em servir, o senso de servo era comum no seu tempo e hoje nós vivemos em uma sociedade em que ser servo soa como humilhação, rebaixamento, falta de estima e até mesmo incompetência. Mas o que Jesus ensina é claro, não tem muito para pensar. Podemos decidir "como" servir, mas não temos que perguntar "se" devemos servir. Até mesmo entre o povo de Deus, que deveria compreender isso, o servo, às vezes, é chamado de "puxa-saco" e tantas outras coisas.

No grupo em que convivo e congrego, nós procuramos servir ao máximo e com o melhor que temos, tanto uns aos outros como aos de fora. É um esforço intencional, contínuo, como um exercício físico. Isso inclui trabalho, obviamente, inclui tolerar e incluir, muitas vezes ajudar fazendo coisas que não seriam nossa primeira opção. Toma tempo. Às vezes, custa dinheiro. Mas eu sei, ainda estamos tão longe do que Jesus quer de nós!

Se cada um de nós fizer um pouquinho mais, cada um no seu contexto, o mundo verá e nos conhecerá como coletivo de servos. Quem não quer ser amigo dos grandes? Pois eis aí uma chance.

"Pai, ensina-nos como podemos servir aos nossos irmãos, de forma graciosa e apropriada. Queremos de fato ser grandes no Teu Reino, da forma correta e para Tua Glória."

Mário Fernandez

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doação de Cesta Básica

Orientação sobre psiquiatra e psicólogo

Cadastro para ser Membro do Instituto Pão da Vida