Motivação

As pessoas que conhecem o processo de MOTIVAÇÃO estão a um passo daquelas que não o conhecem ou não compreendem.
Procuramos oferecer adiante, sugestões para as pessoas interessadas em aumentar a motivação de seus companheiros dentro do clube ou distrito. É importante lembrarmos que muitos líderes além de não motivarem seus colaboradores, os desmotivam.
Para conseguirmos mais colaboração das pessoas, precisamos ser sinceros na aprovação dos trabalhos e pródigos no elogio, devemos incentivar as pessoas a fazerem o que gostem de fazer e demonstrarmos nossa confiança no seu trabalho. Isto faz com que os companheiros trabalhem motivados e dispostos. Para isto, devemos usar a criatividade e melhores técnicas de administração.

Sugestões Práticas
a) Clube / Distrito motivado começa com presidente motivado:
O Presidente tem um papel importante e fundamental no estado de ânimo dos sócios. Ele é o grande incentivador do grupo, se estiver desanimado e pessimista acabará deixando os sócios desmotivados.
Em qualquer campanha ou atividade deve-se demonstrar a cada sócio que ele é importante para a organização e execução. Sempre agradeça a todos pela colaboração e dedicação.
b) Realize campanhas que os sócios gostem de fazer:
Como bom presidente, você deve conhecer as campanhas úteis a sua comunidade e planejá-las dentro das qualidades dos sócios e da motivação com que as mesmas são realizadas.
- Peça sempre a opinião dos sócios sobre quais campanhas eles gostariam de fazer;
- Realize campanhas que explorem os talentos dos sócios
Ex.: Se alguém toca violão, programe uma visita ao asilo ou creche.
As atividades de um LEO Clube, além de beneficiarem as comunidades, devem proporcionar aos sócios satisfação, orgulho e prazer.
c) Faça o sócio se sentir útil:
Para termos sócios motivados, devemos fazê-los se sentirem úteis e valorizados. Isto é feito através da distribuição das funções e tarefas para cada um dos sócios levando-se em conta a habilidade e qualidade de cada um.
Ninguém deve ficar sem fazer nada! Se você deixar alguém sem fazer nada ele se sentirá marginalizado e excluído do grupo.
Mas lembre-se sempre de cobrar as tarefas ou funções de cada um.
d) Inove nas reuniões:
Todas as reuniões devem ser atraentes e agradáveis para quem participa. A necessidade de se cumprir corretamente o protocolo e o roteiro da reunião não impede que ela seja descontraída.
Lembre-se que as reuniões são mais produtivas quando todos os sócio estão à vontade e a mesma é bem planejada. Faça sempre um roteiro a ser seguido e procure não prolongar as reuniões e discussões, pois reuniões longas e tediosas e que não resolvem nada são sempre as reuniões que desmotivem os sócios.
As reuniões festivas tem sempre um papel importante na manutenção do ânimo dos sócios, elas aproximam e entrosam os sócios. Procure sempre convidar amigos, sócios de outros clubes ou jovens interessados em entrar para o movimento.
e) Faça intercâmbio com outros clubes:
Mantenha sempre contato com outros clubes, participando das festivas dos mesmos promovendo atividades em conjunto, inscrevendo no programa de irmanação e participando dos eventos distritais e nacionais, pois são neste encontros que o sócio vivencia plenamente o LEOísmo, e com certeza voltarão mais animados e motivados.
Os sócios precisam saber que não azem parte de um clube local e sim de uma Associação Internacional.
f) Ajude os sócios a conhecerem cada vez mais o movimento:
O desconhecimento do que é e como funciona o LEO Clube faz o sócio se sentir inferior em relação aos que já sabem mais e isto o desmotiva.
O presidente deve procurar promover reuniões de esclarecimento sobre o movimento procurando sempre manter informados todos os sócios sobre como anda o movimento, os próximos eventos e suas importâncias, seja através de apresentação de companheiros, através de instruções LEOísticas ou repassando a todos os materiais que são recebidos pelos clubes.
g) Organize um concurso interno de eficiência:
Você pode lançar uma competição em seu clube, bem organizada e aprovada por todos, objetivado a motivação dos sócios.
Ela poderá ser em grupo ou equipe ou até mesmo individual. Isto contribuirá também para o fortalecimento e união do grupo

Desmotivação

O mais importante que motivar é não desmotivar os sócios. A seguir apresentamos alguns elementos que desmotivam os sócios.
a) Críticas:
Qualquer pessoa pode criticar, condenar e queixar-se. A maioria das pessoas faz isso, mas é preciso ter caráter e auto-controle para ser complacente. Não existe meio pais eficiente para desmotivar do que a crítica.
O Presidente inteligente, ao invés de criticar ou condenar as pessoas de imediato, procura, antes, compreendê-las, procura saber porque elas agem de um determinado modo. Este, seguramente, é um processo muito mais eficiente do que a crítica. Isto também enseja simpatia e confiança.



b) Falta de humildade:
Muitos companheiros reclamam que algumas pessoas, ao se elevarem junto com o movimento, permitem que o “poder” lhes “subam a cabeça”.
Na realidade devemos ser modestos porque nenhum de nós realiza tanto. Os líderes e presidentes passarão e serão esquecidos, em alguns anos, mas os clubes permanecerão firmes e fortes.
c) Discussões (Brigas)
O Presidente deve saber evitar as discussões e brigas dentro do movimento sabendo sempre a hora certa de agir como líder, evitando as discussões e trabalhando o bom ambiente.
Quando discutimos, podemos muitas vezes obter a vitória, mas será uma vitória sem proveito, porque nunca contaremos com a boa vontade de nossos oponentes.
d) Imposições de idéias:
Muitos presidentes possuidores de uma “Liderança autocrática”, ou seja, aqueles que apreciam impor suas idéias e objetivos sobre os que seus liderados, fazem com que as outras pessoas sigam suas opiniões à força.
Toda via é sempre importante e prudente ver as coisas, pelo menos, às vezes, pelo ponto de vista alheio.
Antes de exigirmos que alguém realize algo que não deseja fazer, devemos nos perguntar: “Porque ele não quer fazer isto?” Isto nos tomará algum tempo, mas nos granjeará amigos e trará melhores resultados, obtidos com menos atritos.
e) Não chame a atenção diretamente dos error alheios:
Muitas vezes haverá necessidade de imputar a falta cometida por um membro do grupo, mas não precisa ser necessariamente na mesma hora e na frente de outras pessoas, pois além de voluntários as pessoas não gostam de ser chamada sua atenção na frente de outros.
Espere o momento ideal e trate do assunto reservadamente com o sócio, pois caso contrário, o mesmo poderá desmotivar-se e sair do movimento.



Palestra de Motivação


Como melhor apresentar esta palestra:
Como a palestra é sobre motivação, a própria palestra deve ser animada e motivadora. Segue abaixo algumas dicas de como apresentar esta palestra.

1) Os participantes devem formar um círculo. Isto faz com que todos os participantes vejam a todos, principalmente quem está falando;
2) É importante sempre lembrar a frase: “somos todos VOLUNTÁRIOS”;
3) Em cada item, peça a um participante para ler. Depois faça alguns comentários, dê alguns exemplos e estimule a participação de todos para que façam outros comentários e exemplos;
4) Instrua aos participantes que quem for falar, deve falar de pé. Para quem for falar sentado, deverá ser dada uma salva de palma até que este se levante;
5) Ao início da palestra peça que cada um faça uma avaliação por escrito sobre o que gosta e o que não gosta no movimento LEO. Ao término da palestra peça que escrevam o que vão mudar depois desta palestra.

Estas são apenas algumas dicas que podem ser complementadas com a experiência e outras idéias do palestrante.









































Bibliografia:
Livro de Motivação do DM - AL 95/96 – Júlio César Bellingieri
Apostila de Liderança – CL Paulo Duarte
Apostila do curso de Motivação – CL Paulo Duarte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doação de Cesta Básica

Cadastro para ser Membro do Instituto Pão da Vida

Orientação sobre psiquiatra e psicólogo