Petulância

“Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? Jesus, porém, voltando-se os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.” (Lucas 9:54-55 ARA)

Ouvindo um pregador de rádio num dia destes lembrei-me deste texto. Se fosse para descer fogo do céu e consumir alguém ou alguma coisa, certamente Jesus o faria. Será que os dois discípulos quiseram deixar seu nome na história de uma forma “marcante”? Não sabemos.
O que sabemos e podemos aprender com este texto é que nem sempre as boas intenções do nosso coração enganoso agradam a Deus. Se interpretarmos que Jesus afirmou serem eles do maligno, por não saberem de que espírito eram, a coisa fica ruim. Mas é bem possível, considerando que a atitude não era boa. Se por outro lado interpretarmos que foi ao contrário, no sentido de que por serem de Deus não devem ter esta atitude, continua feio, ainda que menos ruim. Foi uma repreensão por parte de Jesus, sem dúvida.
Mas a intenção era boa. Queriam agradá-lo. Queriam talvez até demonstrar pró-atividade, iniciativa, competência. “Deixa com a gente, mestre”. Mas o tiro saiu pela culatra e não agradou. Seria biblicamente compatível? Claro, lembre de Sodoma. Seria adequado? Sim, lembre de Níneve. Mas não agradou.
Quantas pessoas perecem longe de Cristo, sem agradá-lo, por passarem a vida tentando jogar fogo na cabeça do vizinho? Cheios de boa intenção, mas não perguntam, como fizeram estes queridos aqui, antes de executar? Quanta gente não estará já, neste momento, no inferno perguntando o que deu errado?
O que deu errado e sempre dará errado é querer tomar atitudes e iniciativas sem perguntar para Deus, querendo ser independente. A frase famosa é “independência OU morte” mas no Reino de Deus é “independência É morte”.

“Senhor, às vezes a gente se perde e quando dá por si fez e disse coisas que não precisava. Ensina-nos moderação e santidade.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doação de Cesta Básica

Orientação sobre psiquiatra e psicólogo

Cadastro para ser Membro do Instituto Pão da Vida