Saudades

“Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos.” (Números 11:5 ARA)

Quando alguém tenta andar comigo, especialmente em discipulado, morro de medo de ouvir isso. Não faz muito tempo ouvi isso e fiquei pensando o que será que deixa alguém com saudade do Egito.
Quando paramos para pensar no processo de conversão e nova caminhada com Cristo, não é difícil imaginar o que se passa na cabeça de uma pessoa que tem muito a perder. De fato, andar sem dinheiro não é agradável, mesmo quando Deus não permite que nada nos falte. A saúde viver por um fio, com direito a piripaques eventuais, também não é agradável mesmo sabendo que Deus nos poupa de tanta coisa pior. Sujeitar-se a outro homem, que pensa diferente e agride nosso ego frontalmente sempre que necessário, deixa qualquer um se perguntando se precisa ouvir isso, mesmo que saiba que precisa negar-se a si mesmo.
Infelizmente, nem todo mundo compreende que isso é um mero diagnóstico de religiosidade e superficialidade. Quem de fato se empenha para caminhar em santidade prefere orar do que criticar, prefere pedir ajuda do que sofrer, prefere chorar no ombro do que ficar pecando, e com 100% de certeza será abençoado. Mas para isso o ego tem de ser assassinado de forma cruel, tão rápida quanto possível e de preferência de modo mortal. Tem gente que mata o ego mas ele ressuscita, fica moribundo, aparece de tudo. Eu chamo isso de “matar o cara”. Quem não “mata o cara” fica escravo dele e nunca se santifica quanto poderia. Somos tão íntimos de Deus quanto quisermos ser, porque Ele jamais rejeita um coração sincero querendo se aproximar.
O Egito é consensualmente associado ao mundo e Canaã com a vida com Deus. Eu concordo e ainda acrescento: o Egito é seu ego e Canaã é o Espírito Santo de Deus. Saudades do Egito e de suas cebolas é morte certa.

“Pai, tem misericórdia de mim porque eu já não deveria ser fraco na luta contra meu ego. Ensina-me a negar-me a mim mesmo de forma firme e crescente, pois eu quero andar em santidade. Quero ser melhor a cada dia.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doação de Cesta Básica

Orientação sobre psiquiatra e psicólogo

Cadastro para ser Membro do Instituto Pão da Vida